Mestres da Zen Okinawa Kobudo Renmei vindos do Japão ministram o primeiro treino em São Paulo

No dia 28 de julho de 2025, aconteceu o primeiro treino de Kobudo com os mestres vindos do Japão da Zen Okinawa Kobudo Renmei (ZOKR) na capital paulista. 

O treino ocorreu no Salão Nobre da Associação Aichi Kenjin do Brasil, localizado no bairro da Liberdade.

Participaram os membros filiados à ICNBK e Jyureikan Brasil que tivessem a graduação acima de 3º kyu, abordando correções mais específicas do conteúdo de Kobudo da escola. Também houve participação de membros da Zen Okinawa Kobudo Renmei dos EUA e da escola Jinbukai Chile. 

Mestre Seiki Takushi – presidente da Zen Okinawa Kobudo Renmei, atualmente com 86 anos, coordenou o treino em conjunto com os Mestres Masamitsu Kamiya e Kenichiro Kinjo. Os mestres visam a preservação do Okinawa Kobudo em sua forma tradicional como transmitidos pelos antigos mestres de geração a geração. 

Ao comando do Mestre Seiki Takushi (Hanshi 10º Dan) – presidente ZOKR, o treino contou com a participação de membros não somente do litoral e capital paulista, mas também vindo de outros estados brasileiros e outros países, como Argentina, Chile e EUA. 

Na oportunidade da presença da fotógrafa Sra. Regina Yamada, foi entregue a ela um quadro de fotos de um dos primeiros eventos de Karate e Kobudo realizados pelo Centro Cultural Okinawa do Brasil, na década de 80. Regina é uma das responsáveis pela revitalização do museu da Associação Okinawa Kenjin do Brasil, importante papel para a preservação da história de Okinawa e da formação de sua comunidade no Brasil. 

 

Fotos: Ariane Ueti, Regina Yamada, Diego Tenguan, Ellen de Azevedo, Henrique Sunakozawa e Matheus Abreu.